111 Plays

Bravo! 100 Canções Essenciais da MPB

Seguindo a trilha aberta pelos especiais “100 Livros” e “100 Filmes” (leia mais aqui), além do especial “100 Lugares”, a Bravo! mexe no potinho de moedas de ouro e sai com mais um volume da série “listas são listas: sempre falta alguma coisa, todo mundo reclama, mas todo mundo adora”. Desta vez, a luz é lançada sobre o repertório do cancioneiro nacional nas “100 Canções Essenciais da MPB”.

Seguindo a máxima de que um dos grandes prazeres da cultura pop é falar sobre ela, a seleção traz grandes momentos ao recontar histórias de canções marco da música brasileira. No entanto, como toda lista, há falhas e exageros. Das 100 músicas, 10 são de Chico Buarque, 10 são de Tom Jobim. E nenhuma de Jorge Ben muito menos Renato Russo (tem Herbert Vianna, Blitz, Lulu Santos, Cazuza), cuja “Faroeste Caboclo” tinha que ser presença garantida.

Aliás, lembro do último show que vi da Legião Urbana, começo dos anos 90. Renato, no centro do palco, pede atenção do público. É a parte final da baladaça “Vento no Litoral”, e ele avisa que vai cantar o “Hino Nacional”. E emenda “Carinhoso”, inteirinha, no trecho final da canção. “Carinhoso” é a canção essencial número 1 da Bravo!

World
World
World

playlists

Latest Playlists
-
100 Tracks, 3 hours, 50 minutes